segunda-feira, 30 de setembro de 2013

EUTANÁSIA: QUANDO SACRIFICAR UM ANIMAL?

Cena da eutanásia de Marley, do filme Marley e Eu

Todos nós já choramos com a cena acima, do filme Marley e Eu, quando a difícil decisão de sacrificar o cão foi tomada. Alguns de nós já sentiram essa dor na pele, outros temem se algum dia sentirão.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a eutanásia é considerada como “Cessação da vida animal, por meio de método tecnicamente aceitável e cientificamente comprovado, observando sempre os princípios éticos”. Para garantir o bem-estar, o procedimento deve atender a alguns princípios básicos definidos no Guia Brasileiro de Boas Práticas para a Eutanásia. E entre eles está a garantia da ausência de dor ou desconforto ao animal. Primeiro são aplicadas drogas anestésicas no animal e, quando ele estiver completamente adormecido, é aplicada uma medicação que provoca parada definitiva no coração. O animal morre de parada cardio-respiratória.
Segundo a Resolução N° 1000, de 11 de maio de 2012, a realização da eutanásia em animais está restrita a situações em que não há possibilidade de outras medidas alternativas, devendo apenas ser indicada pelo médico veterinário, quando:

I - o bem-estar do animal estiver comprometido de forma irreversível, sendo um meio de eliminar a dor ou o sofrimento dos animais, os quais não podem ser controlados por meio de analgésicos, de sedativos ou de outros tratamentos;

II - o animal constituir ameaça à saúde pública;

III - o animal constituir risco à fauna nativa ou ao meio ambiente;

IV - o animal for objeto de atividades científicas, devidamente aprovadas por uma Comissão de Ética para o Uso de Animais - CEUA;

V - o tratamento representar custos incompatíveis com a atividade produtiva a que o animal se destina ou com os recursos financeiros do proprietário.

Mesmo sendo um dos motivos para realizar a eutanásia, a falta de recursos para tratar o animal ainda divide a opinião entre os veterinários. Para muitos não é motivo suficiente. “Aqui no Hospital Harmonia nós não fazemos mediante essa justificativa. Sendo por dificuldade financeira, os donos podem recorrer aos hospitais universitários, ou a organizações. Só fazemos quando não há possibilidade de tratamento por conta de alguma doença irreversível”, afirma Pâmela Vieira, médica veterinária do Hospital Veterinário Harmonia, em Recife-PE.
Mesmo porque, antes de resolvermos ter um animal de estimação, temos que ter em mente que ele nos dará dispesas como alimentação, medicações, vacinas, consultas veterinárias, etc...se não queremos gastar dinheiro, ou não temos dinheiro para gastar, não devemos ter um animal de estimação.

O problema é que a decisão final é do proprietário e infelizmente muitos proprietários pensam só no que é melhor para eles, e não para o animal. Muitos optam pela autanásia por achar que vão gastar muito dinheiro com o tratamento ou por acreditarem que não terão tempo nem "saco" para cuidar do animal. Outros já optam por NÃO fazer a eutanásia em casos que esta deveria ser realizada por terem tanta fé e amor por seu companheiro não querem se despedir dele, forçando-o a ficar ao seu lado sendo que o animal está sofrendo muito.

Se seu animal está paraplégico, não sente dor ou os remédios para dor são suficientes e está bem, uma simples cadeira de rodas resolve seu problema! Você não sacrifica uma pessoa que sofreu um acidente e perdeu os movimentos das pernas, não é? Você compra uma cadeira de rodas e ajuda a pessoa a se adaptar a sua nova vida. Com cães e gatos é exatamente a mesma coisa. Fisioterapia e acumpuntura são excelentes tratamentos nesses casos. Veja um vídeo de como fazer uma cadeira de rodas para cães aqui e assista um cãozinho brincando e correndo feliz em sua cadeirinha de rodas aqui e uma gatinha aqui

Se seu animal é cego, é só fazer um adaptador simples (veja como fazer aqui) para que ele não fique bantendo nas pessoas e objetos. Depois de um tempo nem do adaptador ele precisará, pois seus outros sentidos ficarão mais aguçados e ele terá uma vida completamente normal. Exempo é o Mr. Magoo, um gatinho cego que está famoso no facebook, confira o perfil dele aqui e um vídeo dele brincando aqui

Agora, se seu amigo está com alguma doença que não tem cura e ele sente muita dor e nenhum tratamento disponível melhorará sua qualidade de vida, lute até o fim para vencer a doença, mantenha os pensamentos positivos e a esperança, mas tenha sempre um pé no chão e a razão ao lado da emoção para que, após todo o possível ter sido feito e nada tiver dado resultado, deixe de lado sua emoção e use o amor que tem por ele para que ele pare de sofrer. Acredite, por mais dolosoro e traumático que seja, você sentirá que fez a coisa certa e terá a consciência tranquila, sabendo que ele não sofre mais. E guarde as boas lembraças. 

Vale lembrar q a prática da eutanásia sem um médico veterinário é crime, mesmo a doença sendo confirmada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário