terça-feira, 17 de setembro de 2013

Animais X Comida

Todo mundo que tem bixo em casa já se perguntou se pode dar comida de humano para seu bixinho. A maioria dá. O problema é: pode? Qualquer comida que nós comemos eles também podem?
Sim, pode. Desde que essa alimentação seja balanceada e adequada ao animal. E não, não é qualquer comida que eles podem comer. Leia essa dicas importantes que eu aprendi com o Dr. Márcio Antonio Brunetto, especialista em nutrição animal, em uma entrevista à revista Veja:

CÃES
Apesar de os cães terem evoluído do lobo cinza e terem sido classificados inicialmente como carnívoros, hoje o cão é classificado como onívoro, ou seja, come alimentos de orígem animal e vegetal. A ração ou alimentação ideal do cão deve ter, no mínimo, 40 nutrientes que são divididos em 5 categorias: proteína, gordura, vitminas, minerais e fibras. Eles não precisam de carboidratos, como nós, portanto, nada de ficar jogando pães ou salgadinhos para seu totó. Só vai fazê-lo engordar. Falando em engordar, a maioria de nós não resiste a um chocolate, consequentemente, cão de chocólatra acaba viciando junto. NÃO FAÇA ISSO! O chocolate que nós comemos contém uma substância chamada teobromina. Cães não metabolizam essa substância e sua ingestão pode intoxicá-los e levá-os à morte. Existem chocolates específicos para cães, que não contém essa substância e também não contém açúcar. 
"Meu cachorro não gosta da ração, o que eu faço?" Bom, a primeira coisa a fazer é trocar de marca, tente todas as marcas de ração que existem, provavelmente alguma ele vai gostar. Se isso não der certo, tente acrescentar na ração um palatabilizante para melhorar o sabor da ração. Se isso também não funcionar, substitua 10% da quantidade de ração diária por peito de frango, ou carne boniva, por exemplo, cozida e sem condimentos, e misture à ração. Se mesmo assim o cão não comer, tente acrescentar um pouquinho de creme de leite, geralmente aumenta a aceitação da ração. Se nada disso funcionar, procure um Veterinário Nutrólogo ou Nutrologista para desenvolver uma dieta caseira e balanceada. Petiscos são permitidos, mas não podem substituir a alimentação correta e não devem ser dados em excesso, pois podem engordar.
Cães idosos precisam de cuidados especiais. Ao longo do envelhecimento, o cão perde a habilidade de usar a glicose como fonte de energia, por isso ele precisa de alternativas. Eles também precisam suplementar a alimentação com anti-oxidantes. Pelo fato de serem idosos, não se exercitam com frequência e tendem a perder massa muscular e acumular gordura, por isso é necessário reduzir sua injestão calórica.
Quantas vezes o cão deve comer ao dia? Alguns cães se adaptam muito bem comendo apenas 1x ao dia, mas o ideal são 2x. Principalmente filhotes(mais de 2x) e cães de raças grandes e gigantes. É muito importante que os cães de raças grandes e gigantes não se agitem ou brinquem após as refeições, pois podem desenvolver o problema de torção gástrica, o que é perigoso.

GATOS
Ao contrário dos cães, os gatos ainda são classificados como carnívoros, por isso é muito difícil que aceitem uma alimentação caseira, semelhante à humana. Como os cães, a alimentação ou ração ideal do gato deve ter no mínimo 40 nutrientes, divididos em 5 grupos: proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fíbras. Eles também não precisam de carboidratos. A ração seca é ideal, é muito bem balanceada e prática, porém as rações úmidas e enlatadas são completas e dependendo da marca podem ser utiliadas sozinhas, pois, além de completas e balanceadas, contém mais água, o que é muito importante para os gatos. Eles tendem a ingerir pouca água e isso causa cálculos renais. Também pode ser acrescentada à dieta dos gatos o peito de frango, a carne bovia e o peixe. Sempre sem condimentos e preferencialmente cozidos, especialmente no caso dos peixes pois alguns podem conter a enzima tiaminase, que pode causar deficiências vitamínicas. Petiscos são permitidos, mas também não substituem a dieta balanceada e em excesso podem engordar. Leite só em desenho animado. Após 30, 35 dias de vida o gato (assim como nós) não digere o leite, o que pode causar diarréia e flatulência. Apesar de alguns gatos tomarem leite e não apresentarem esses sintomas, não é recomendado poi o leite não tem valor nutricional nenhum para o gato.
Gatos devem ter comida disponível o tempo todo, pois eles comem várias vezes ao dia em pequenas porções. Mas é importante que não coloque muita comida disponível, deixe sempre pequenas quantidades e vá recolocando quando acabar, pois o gato pode engordar e ficar obeso.




PÁSSAROS
Os pássaros são animais de estimação comuns. Assim como cães e gatos, também existem muitas dúvidas a respeito da alimentação. Abaixo seguem algumas dicas do que se deve dar aos pássaros. Dicas da Dr. Cláudia Rossi, médica veterinária especializada em aves e animais silvestres.


Pequenos Passáros (canáriomandarindiamant gold, etc.)

mistura de sementes: alpiste, painço, niger, colza, etc;

-ração para canário/pássaros exoticos - Megazoo, Alcon, Nutral, Prestige;

-frutas: maçã, pêra, banana, laranja, mamão, etc;

-verduras frescas: couve, almeirão, acelga, etc (evitar alface que pode dar diarréia);

-legumes: cenoura ralada, beterraba ralada, jiló, pepino, chuchu,beterraba etc

-farinhada para canários/ “papa de ovo” (evite as oleosas) – Megazoo. Alcon, Beppler, Zootekna, Orlux.

Deve-se oferecer ovo cozido com casca 1 x por semana. Pode-se oferecer opcionalmente osso de siba e areia de conchas ou calcárea (própria para aves). Deve-se ainda manter água potável e limpa à vontade no bebedouro.

Passáros Silvestres (sabiáspássaro pretogalo da campinacardeal,curiópicharro (trinca-ferro), etc.)

-ração peletizada para sabiá/pássaro preto, evite as  oleosas.  (Megazzo, Alcon, Nutral, Gorgeio, etc);

-frutas: maçã, pêra, banana, laranja, mamão, etc;

-verduras frescas: couve, almeirão, acelga,escarola, brócolis (folhas) etc (evitar alface que pode dar diarréia);

-legumes: cenoura ralada, beterraba ralada, pepino, jiló, chuchu, pimentão,abobrinha, batata doce/abóbora cozida,  etc.

Deve-se oferecer ovo cozido com casca, tenébrios (larvas de besouro encontrados em algumas casas especializadas em animais) 2-3 vezes por semana. Deve-se ainda manter água potável e limpa à vontade no bebedouro.

Pequenos Psitacídeos (periquitos australianosagaporniscalopsitas.)

-mistura de sementes para periquitos/calopsita: alpiste, painço, niger, colza, etc;
-ração própria para periquitos ou para calopsitas (Megazoo, Alcon, Orlux, Nutral, Prestige);
-frutas: maçã, pêra, banana, laranja, mamão, etc;
-verduras frescas: couve, almeirão, acelga, escarola, brócoli, couve flor, etc (evitar alface que pode dar diarréia);
-legumes: cenoura ralada, beterraba ralada, pepino , jiló, pimentão, abóbora/batata doce (cozida), berinjela, abobrinha, etc.
Deve-se oferecer ovo cozido com casca 2 x por semana. Pode-se oferecer opcionalmente osso de siba e areia de conchas ou calcárea (própria para aves). Deve-se ainda manter água potável e limpa à vontade no bebedouro.
Calopsitas tem tendência à obesidade e problemas de fígado. Estes problemas podem ser causados pela alimentação rica em sementes, que possuem alto grau de gorduras, e são deficientes em vitaminas e minerais.

Grandes Psitacídeos (papagaiosmaritacasperiquitos brasileiros, araras,jandaias etc.)

-Ração para Papagaio – Megazoo, Alcon, Nutral, Orlux;

-frutas: maçã, pêra, banana, laranja, mamão, goiaba, manga, etc (evite oferecer abacate, pois é muito gorduroso e causa intoxicação );

-verduras frescas: couve, almeirão, acelga, escarola, brócoli, couve flor, talo de cenoura, etc (evitar alface que pode dar diarréia);

-legumes: cenoura, beterraba, pepino, jiló, chuchu,berinjela, abobrinha, abóbora/batata doce (cozida) etc;

-arroz/ feijão/ lentilha/ grão de bico etc: cozidos sem sal, tempero ou óleo;

-milho verde;

-pipoca (estourada sem sal);

-pimentão vermelho/amarelo;

-alho;

-coco/nozes ( 1vez por semana no inverno);

-semente de girassol (máximo 20 grãos);

-ovo cozido/ queijo branco: oferecer 2 x por semana.

Deve-se ainda manter água potável e limpa à vontade no bebedouro.
Psitacídeos têm tendência à obesidade e problemas de fígado. Estes problemas podem ser causados pela alimentação rica em sementes (girassol, painço, amendoim, etc.), que possuem alto grau de gorduras, e são deficientes em vitaminas e minerais. Uma alimentação completa com ração de aves, frutas, verduras, etc. ajuda a prevenir problemas de saúde, melhora a condição das penas e prolonga a vida da ave.




Nenhum comentário:

Postar um comentário