terça-feira, 24 de setembro de 2013

TINGIMENTO EM CÃES E GATOS


Já vimos, principalmente na TV, cães e gatos tingidos. O mais comum é o poogle branco virar poodle rosa. Inclusive as unhas. A questão é, essa vaidade do dono afeta o animal?

Depende. Se você for mão de vaca e tentar fazer em casa, sim. Pode apostar que fará mal ao seu pet. Muita gente usa tintura de cabelo humana e até mesmo papel crepom, o que é perigosíssimo pois esses produtos são altamente tóxicos. Lembrem-se: por mais que consideremos nossos pets como membros da família BICHO NÃO É GENTE! Existem produtos próprios para cães, próprios para gatos, próprios para aves, etc.

Se você realmente quer pintar seu cão ou seu gato, vá em algum pet shop BOM, também não adianta nada ir naquele estabelecimento tosco, que não tem tosadores e funcionários especializados, só porque é baratinho. Se você quer algo bem feito e sem riscos, tem que pagar o preço de um bom profissional. Certifique-se que as pessoas que irão banhar e tingir seu cão ou gato possuem cursos profissionalizantes na área e procure referêcias, pergunte à outras pessoas se seus animais foram bem cuidados nesse local.

Encotrado o local certo, tenha certeza de que usarão o produto certo para seu cão ou gato, que seja aprovado e certificado. Mesmo depois de todas essas precauções, evite pintar seu animal inteiro. Opte por pequenas partes, como o rabo, topete, mãos e pés (sim, bicho tem mão e pé, pata é a mulher do pato). Mesmo que os produtos hoje em dia sejam sofisticados, atóxicos e hipoalergêncos, nunca se sabe se seu bichinho tem uma hipersensibilidade à algum ingrediente, lembre-se que eles se lambem! Prefira as tintas que saem rápido, no próximo banho. As tintas de longa duração podem manchar os pelos.
É importante ressaltar que seu animal tem que ser branco ou de outra cor bem clara, senão nenhuma tinta vai pegar. E alguns tipos de pelo também não pegam cor.

E o mais importante sempre: consulte o(a) veterinário(a) antes, para saber se nada disso irá prejudicar seu amiguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário