quarta-feira, 18 de setembro de 2013

HORA DO BANHO!


Muita gente não tem certeza se pode dar banho em seu pet ou com qual frequência.
Cães, gatos, coelhos, aves e até hamsters, todos eles se limpam sozinhos, mas será que precisam de banho, como o nosso?
 Na dúvida, é SEMPRE melhor consultar um(a) veterinário(a). Se ele(a) indicar o banho e você não tiver certeza que pode fazê-lo corretamente, é melhor procurar um profissional especialidado para dar o banho.
Uma coisa é certa: banho de mais é prejudicial. 

Independente de qual seja seu animal de estimação, não dê banho em excesso pois pode causar sérias doenças e problemas de pele. O ideal para cães e gatos é fazer a escovação regularmente para tirar a sujeira superficial, remover pelos mortos e manter os pelos desembaraçados. Fazer a tosa higiênica também é muito recomendado, pois ela mantém as "áreas do xixi e do cocô" livres de pelos. Cães e gatos com pelos longos devem ser tosados inteiros (menos o rabo) no verão para que o animal não sofra com o calor e fique mais limpo. Se for dar banho, opte por uma vez por mês, não menos que isso. Nunca use shampoos ou condicionadores humanos, mesmo os de bebês. Compre o shampoo certo para o seu animal, existem centenas de produtos disponíveis no merdado e, novamente, na dúvida leve à um profissional qualificado. A temperatura da água é muito importante. Deve ser morna (como se fosse dar banho em um bebê humano). O local deve ser fechado para que não haja correntes de ar nem muito barulho. Converse com ele e deixe o banho divertido, com brincadeiras. Em filhotes, o ideal é dar o primeiro banho aos 2 meses de idade. 

Gatos são incrívelmente higiênicos. Passam boa parte do dia se limpando e não gostam de ficar sujos. Porém, alguns gatos que tem acesso à rua, quintal e jardim, podem se sujar mais e precisarem de um banho com água e sabão. Eu recomendo fortemente que leve seu gato para um profissional MUITO qualificado, porque eles realmente são mais difíceis de lidar, mas se for dar banho em seu gatinho em casa, siga as mesmas regras acima. 

No caso de hamsters e porquinhos-da-índia use uma escova de cerdas moles, que usamos em bebês e não escove a pele, pois é muito sensível e pode machucar. Deixar os pelinhos sempre aparados acima do chão também é importante. Dar banho neles é mais complicado, pois não animais mais sensíveis. Porém, se for muito necessário, faça assim: separe 2 bacias ou até mesmo banheirinhas de nenêm com água morna (também como se fosse banhar um filhotinho de humano, rsrsrs.). O nível da água deve estar no máximo até a altura da barriguinha. Use produtos específicos para seu hamster ou seu porquinho-da-índia. Segure-o com uma mão e com a outra vá molhando ele devagar. Passe o shampoo específico e o massageie, tomando cuidado para não entrar água nos olhos, ouvidos e nariz. Depois passe-o para a outra bacia e use o mesmo método para enxaguá-lo. É extremamente importante que o seque muito bem com toalhas e não use um secador de cabelos pois ele pode ficar muito assustado e morrer. Só o devolva à gaiola quando estiver completamente seco. Enquanto isso, fique com ele enrroladinho na toalha, massageie e brinque com ele.

Não é aconselhável dar banho em coelhos. Eles também são animais muito limpos e higiênicos. Caso seja extremamente necessário, siga as mesmas regras dos hamsters e porquinhos-da-índia mas não molhe a cabeça nem as orelhas e seja rápido. Eles são muito assutados e tentarão fugir. Se ele não se assustar com o secador, use na potência mínima e distante, para que não o queime. Escolha um dia de calor e o horário mais quente do dia. Lembre-se, eles são muito sensíveis à mudanças de temperatura.

Aves também tomam banho, mas no caso delas, só a água é necessária. Elas também são muito higiênicas e se você deixar uma "banheirinha" com água limpa em sua gaiola, ela mesma vai se banhar. É importante que ela tenha acesso ao sol para se secar. Caso aconteça alguma coisa e ela se suje de mais, procure um(a) veterinário(a) especializado em aves.

IMPORTANTE:
A primeira regra para tudo: procure um veterinário e esclareça todas as suas dúvidas, receitas caseiras são perigosas. Muito cuidado com os ouvidos! Tampe cuidadosamente com algodão e nunca deixe cair água dentro. Também cuidado com os olhos e não deixe seu animal lamber o sabão. Mesmo sendo específico, não é bom comer sabão, né...Seque muito, mas MUITO BEM o seu animal após o banho. No caso de cães, use o secador, se ele não se assutar, é claro e sempre tomando cuidado para não o queimar. Leve-o tomar sol depois. Gatos geralmente morrem de medo do secador, portanto, só dê banho em dia de sol para secá-lo com muitas toalhas sob o sol. NÃO DÊ BANHO se o seu bixinho estiver doente ou se tiver acabado de tomar vacina. E o mais importante: respeite seu animal. Se ele não estiver colaborando, não insista e tente outro dia. Se você forçar, vai criar uma experiência muito negativa e pode até romper laços com ele. Respeito gera respeito. Faça a hora do banho mais um momento de brincadeira e prazer, recompensando-o ao final com seu brinquedo favorito e até mesmo um petisco saboroso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário