terça-feira, 8 de outubro de 2013

QUANDO E PORQUÊ CASTRAR SEU ANIMAL


Ainda hoje muitas pessoas ficam na dúvida em castrar, ou não, seu animal. Seja ele cão, gato, macho ou fêmea. As frases mais comuns são "ai, coitadinho do bichinho, deixa ele ter prazer", "ai que dó...pra quê fazer isso, eu tomo conta pra não cruzar", "ah, mas é tão bonitinho ter filhotinho".
Primeiro de tudo: animal não sente prazer como os humanos. Algumas fêmeas até sentem dor durante o coito. Eles o fazem apenas porque seu corpo manda. Quando uma fêmea entra no cio, um macho sente a uma distância muito grande e fica alucinado. Ele pode, inclusive, tentar fugir de casa para cruzar com essa fêmea, podendo ser atropelado, morto e entrar em brigas com outros machos em disuputa pela fêmea no cio. A fêmea também sofre e dá trabalho ao dono, pois ela sangra, seu comportamento muda, ela fica chata, arisca e ela não tem controle disso. 
Segundo: essa história de "eu tomo conta pra não cruzar" não existe, basta uma distração e pronto, pelo portão mesmo seu animal está cruzando. E não adianta jogar água gelada para separar! Além de ser maldade, o macho só desgruda da fêmea após a completa ejaculação, enquanto isso seu seu pênis não vai sair de lá de dentro nem por decreto...
E em relação a "é tão bonitinho ter filhote", sim, realmente, todos amamos filhotes. Mas eles precisam comer, tomar vacina, ir ao veterinário, eles crescem, suas fezes crescem, enfim, dão trabalho. E o que você faz com 12 filhotes que, depois de crescerem, não ficaram mais tão fofinhos e começaram a latir, miar e te dar trabalho? Você os joga na rua, certo? Sim! Certo! É exatamente isso que acontece! As pessoas ligam para ONG's e protetores achando que existe um lugar mágico, uma fazenda da alegria, onde todos os animais abandonados podem morar e viver felizes para sempre. ISSO NÃO EXISTE! Todas as ONG's, abrigos, lares temporários, canis municipais e zoonoses estão completamente lotados! Se você deixa seu animal cruzar, ter cria e depois os abandona, doa ou vende para qualquer um, sem saber se essa pessoa vai cuidar para o resto da vida, você colabora com a crueldade animal. Colabora com a superpopulação de animais de rua, disseminando doenças e sendo mortos e torturados. Pense nisso.

O ideal, em fêmeas, é castrar ANTES do primeiro cio. A história de que a fêmea tem que dar uma cria antes de ser castrada é lenda e só colabora para prejudicar a saúde dela. Porém, não pode castrar antes de 12 semanas de vida. A castração ajuda a  diminuir a possibilidade de desenvolvimento de tumores de mama em gatas e cadelas. Assim, deve ser realizada antes do primeiro cio, mais precisamente no sexto mês de idade  em cães/cadelas e quinto mês em gatos/gatas. 

O tumor de mama possui menor incidência quanto ao tempo de realização da cirurgia em cadelas: 
>Antes do primeiro cio: incidência menor que 0,5%;
>Entre o primeiro e segundo cio: incidência menor de 8%;
>Entre o segundo e quatro cio: incidência menor de 26%;
>Após o quarto cio (aproximadamente 2 anos): sem efeito preventivo.
Em gatas, a incidência do tumor mamário antes do primeiro cio é de 0,6%.

Ainda, a castração de cadelas é indicada para prevenção e tratamento da hiperplasia e prolapso de vagina, controle de alterações endócrinas e dermatoses, e para casos de alterações ovarianas e uterinas, como tumores ovarianos, cistos ovarianos, piometra, tumores uterinos, prolapso uterino, metrite, ruptura uterina. Além de evitar a pseudociese (gestação psicológica) em cadelas, hiperplasia mamária em gatas, prevenir gestações indesejadas, diminui a população de animais abandonados, partos distócicos, prevenção de cios prolongados, tratamento de enfermidades (vaginais, uterinas e ovarianas), transmissão de Tumor Venéreo Transmissível (TVT) e de zoonoses como Esporotricose, e brigas que podem levar a contaminação por doenças infecciosas como Leucemia Viral Felina, AIDS Felina e Raiva.

A castração de fêmea é um procedimento cirúrgico simples e de recuperação rápida, onde a recuperação do animal é feita em casa através da realização de curativos, repouso e administração de medicamentos prescritos pelo médico veterinário. A castração de cão e gato macho é uma cirurgia mais simples e prática, a qual também exige anestesia geral do animal e conta com diferentes vantagens, sendo as principais: evitar fugas pela libido do acasalamento, evitar transmissão de Tumor Venéreo Transmissível (TVT) e zoonoses, evitar brigas, reduzir a população de cães e gatos abandonados evitando gestações indesejadas, redução do tumor de testículo a ZERO, redução de problemas prostáticos significativamente, se tornam mais calmos e menos agressivos (pode não ocorrer em todos os indivíduos) dentre outras. (Relato pessoal: meu gato, macho e castrado, era extremamente carinhoso e obediente. Nunca fez xixi fora da areinha, nunca saiu de casa, nunca se envolveu em briga, me seguia pela casa e me esperava sentando à porta da sala quando eu saia. Dormia abraçado comigo, se dava bem com minha outra gata, também castrada e com minha cachorra, também castrada.)

Castre seu animalzinho! Deixe a reprodução para criadores responsáveis e profissionais.
Procure um(a) médico(a) veterinário(a) bom(boa) e tire todas as suas dúvidas. Lembre-se: tudo isso gera custo, portanto, se você não tem ou não quer gastar dinheiro, NÃO TENHA ANIMAIS DE ESTIMÇÃO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário