quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

10 DICAS IMPORTANTES PARA CRIAR SEU FILHOTE CORRETAMENTE

*Texto livremente traduzido (e adaptado para a realidade brasileira) do site de Cesar Milán, o encantador de cães. Confira a matéria original aqui.*

Filhotes, tão fofinhos mas dão tanto trabalho!

Tentar criar um filhote de cachorro corretamente pode ser uma tarefa incrivelmente desafiadora, mas também infinitamente gratificante. Um dos pilares da boa saúde para seu filhote é cuidado veterinário regular. A seguir, uma lista de preocupações veterinárias relacionadas à saúde que irão surgir durante o primeiro ano de seu filhote.

1 - ACHE UM ÓTIMO VETERINÁRIO
O ideal é descobrir qual veterinário você planeja contratar antes de ter seu filhote (adotado, de preferência). Pergunte à amigos que tem cães quais veterinários eles indicam. Se possível, visite a clínica e observe se a sala de espera é limpa, se os funcionários são atenciosos e prestativos. Procure o diploma do veterinário para ver quando se formou. Veterinários que se formaram à muito tempo podem ter mais experiência, mas também podem não ser tão atualizados em relação à novas tecnologias e técnicas médicas quanto formados mais recentemente. Estes, por sua vez, podem ser muito atualizados, porém podem não ter tanta experiência prática. Descubra o horário de atendimento da clínica, se é compatível com seus horários, se atende emergências 24 h. Muitas clínicas possuem vários veterinários, o melhor é fidelizar-se a um só, assim ele conhecerá bem seu pet e acompanhará seu desenvolvimento. Pergunte à clínica se você poderá marcar horários apenas com um profissional.
Escolher um veterinário é uma escolha pessoal. Tente encontrar um que seja tranquilo, que realmente te escute, que atenciosamente responda suas perguntas e o que geralmente te tranquilize. Se o primeiro profissional que escolher te deixar desconfortável em qualquer aspecto, continue procurando até encontrar um que combine com você e seu filhote.

2 - ASPECTO FINANCEIRO
Como no Brasil o sistema de convênio médico para animais não pegou muito bem, considere fazer um fundo de reserva para gastos com o filhote. Não é incomum ver donos desesperados em salas de emergência com seus animais precisando de socorro e não terem dinheiro para pagar o tratamento, pois gastaram tudo na compra do filhote (mais um motivo para adotar, é amor de graça!) e não se programaram para os gastos adicionais. Espere gastar algumas centenas de reais por ano apenas com cuidados de rotina (vacinas, vermífugos, anti-pulgas, consultas, banhos, tosas, etc...). É bom reservar de mil a dois mil reais para emergências também (procedimentos cirúrgicos são caros, principalmente quando emergenciais e em horários noturnos).

3 - VACINAÇÃO
Filhotes recém-nascidos não possuem imunidade inata no nascimento. Eles recebem anti-corpos da mãe, o que ajuda a protegê-los de doenças enquanto seu sistema imunológico se desenvolve. No Brasil não existem vacinas especificas por região, como nos EUA. As obrigatórias são a V8/V10 e raiva. A raiva é mais importante ainda por ser uma zoonose (doença que pode ser transmitida a humanos). A vacina contra gripe canina é opcional, assim como a giardia, porém, a Pneumodog ou Bronchi são bem efetivas contra a gripe. Já a giardia é recusada por muitos veterinários pois o agente é um protozoário, o que pode acabar causando a doença no cão após a vacinação, ao invés de protegê-lo (relatos muito comuns entre donos e veterinários). O melhor é conversar com seu veterinário e não optar pela marca mais barata, sim pela melhor. Lembre-se, também, que no primeiro ano de vida, seu filhote precisa de vários reforços para a imunização completa.

4 - DESPARASITAÇÃO
Muitos filhotes já tem parasitas intestinais contraídos de suas mães antes mesmo de nascerem. Portanto é importante que seu veterinário desparasite seu filhote regularmente e realize exames fecais para assegurar que o tratamento foi completo. Não tratar parasitas intestinais pode causar anemia e perda de peso,  que pode ser fatal. Parasitas intestinais comuns de cães poem causar problemas em humanos também, portanto, não afetam apenas a saúde de seu cãozinho, mas a sua e de qualquer outra pessoa que entrar em contato com as fezes dele. A desparasitação regular e a rápida limpeza dos dejetos de seu filhotes podem ser grandes aliados em minimizar doenças

5 - DIROFILARIOSE
Outro parasita problemático é a Dirofilaria, também conhecida como Verme do Coração, é uma zoonose que também pode ser transmitida a humanos. É uma doença mais frequente nos climas tropical, subtropical e temperado. No Brasil é mais comum no Pará, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. (dados retirados daqui) Diferente dos outros parasitas, este vive no sistema sanguíneo e prefere as câmaras do coração. É transmitido por vários mosquitos e com o aquecimento global, os mosquitos tem ficado mais ativos durante o ano todo, o que aumenta as chances de contágio. Por isso a prevenção é muito melhor, mais fácil de mais eficaz que o tratamento. Existem medicamentos de uso oral e tópico para a prevenção que podem ser ministrados a partir das 6 semanas de vida. Novamente, o melhor é conversar com o veterinário para tirar suas dúvidas.

6 - ECTOPARASITAS
Assim como o verme do coração, prevenir infestações de pulgas e carrapatos é bem mais fácil do que tratá-las. Seu veterinário tem uma variedade de produtos de uso tópico que podem ser aplicados com segurança em seu filhote a partir das 8 semanas de idade. Mantenha seu jardim limpo, com a grama baixa e mantenha seu filhote longe de arbustos e áreas lenhosas. Trate o ambiente mantendo sempre limpo, lave a caminha do filhote e aspire tapetes e carpetes para remover ovos e larvas.

7- CASTRAÇÃO
Castrar seu filhote proporciona vários benefícios à saúde e deve ser altamente considerado se você não é um criador qualificado. Filhotes saudáveis podem ser castrados logo com 8 semanas, porém alguns veterinários preferem esperar até 4-8 meses de idade. A castração deve ser feita antes do primeiro cio, em fêmeas, quando possível, pois irá virtualmente eliminar o risco de desenvolver câncer de mama e útero quando mais velha, sem contar que você elimina a chateação que é uma fêmea no cio (sangue pingando pela casa inteira, humor instável, vômitos, diarreia, choradeira e machos uivando à sua porta desesperados para subir nela. Lembre-se que eles sempre dão um jeitinho e quando você perceber, sua cadela está prenha e você não tem o que fazer com todos os filhotes, que podem passar de 12 dependendo da raça/porte) . Nos machos previne câncer de próstata, problemas nos testículos, desvios comportamentais, demarcação de território (urinar por TUDO), fugir de casa ao sentir o cheiro de uma fêmea no cio ou, quando não conseguir fugir, ficar insuportável tentando pois o cheiro o deixa maluquinho.

8 - DIETA E PESO
Filhotes a partir das 8 semanas devem ser alimentados com ração própria para filhotes e de alta qualidade. Ração comum de adulto não irá prover a seu filhote a energia e cálcio que ele precisa para crescer. Siga as recomendações da embalagem e as instruções do seu veterinário para determinar a quantia de alimento. O ideal é que filhotes sejam alimentados de 3 a 4 vezes a dia até atingirem, no mínimo, 6 meses de idade, quando você poderá diminuir a frequência para 2 vezes ao dia, se assim desejar. Pergunte ao seu veterinário se seu filhotes está com um peso saudável.

9 - DENTIÇÃO
Os dentes de leite do seu filhote irão nascer entre a 3ª e 8ª semana de idade e em torno do 6º mês serão substituídos pelos dentes definitivos. Os primeiros a serem substituídos são, geralmente, os incisivos centrais. Você saberá quando os dentes estiverem nascendo ao reparar que a "mastigação" (roendo tudo o que vê pela frente) estará mais intensa. É muito importante nunca deixar seu filhote sem supervisão, principalmente durante a dentição. Além da destruição geral que vai causar, seu filhote em dentição pode acabar engolindo objetos que podem causar obstruções ou intoxicação e levar à morte. Outro perigo é mastigar fios e cabos elétricos, o que também pode ser fatal. Dê muitos brinquedos específicos para filhotes em dentição, você os encontra facilmente nos maiores Pet Shops. Na dúvida, um ossinho próprio para cães já ajuda. A dentição geralmente dura até um mês. É importante que seu veterinário monitore os dentes conforme forem nascendo, pois as vezes os dentes de leite podem ficar retidos, ocasionando problemas futuros.

10 - TESTANDO PARA O FILHOTE
Enquanto é importante visitar seu veterinário regularmente para o bem estar, você quer evitar emergências o máximo possível. Faça uma boa inspeção na sua casa antes de pegar seu filhote, para poder encontrar possíveis perigos à um filhote curioso. Considere toxinas como plantas e produtos de limpeza/higiene e guarde-os longe do alcance. Use portõezinhos de bebê para bloquear o acesso à escadas, prevenindo quedas e limitando o acesso à cômodos que não são seguros, como porão, lavanderia, escritório, ateliê, etc. Objetos pequenos como moedas, jóias e laços de cabelo também devem ser mantidos longe do alcance do filhote pois podem ser facilmente engolidos. Coloque o lixo para fora regularmente e tente usar lixeiras pesadas e com tampa para que o filhote não as abra nem derrube. Se tiver lareira, coloque uma tela. Se tiver piscina, é bom instalar uma cerca ao redor, é bom tanto para o filhote quanto para crianças pequenas. De novo: a melhor maneira de manter seu filhote fora de confusão é nunca deixá-lo sem supervisão e colocá-lo num cercadinho ou gaiola/caixinha de transporte quando ele precisar ficar sozinho. Lembre-se: filhotes sempre encontram uma forma de aprontar. Previna-se o máximo possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário