quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Especialidades da Medicina Veterinária


Você sabia que, assim como médicos de humanos, os médicos veterinários possuem várias especializações?
Considerando que os avanços científicos e tecnológicos têm aumentado progressivamente o campo de trabalho do médico veterinário, com tendência a determinar o surgimento contínuo de especialidades, o Conselho Federal de Medicina Veterinária resolveu criar algumas normas para o regístro do título de especialista em áreas da medicina veterinária. Cabe aos Conselhos Regionais requerer documentação necessária para liberação de tal título. Uma das normas é que um médico veterinário poderá ter até 2 (dois) títulos de especialista.

As especialidades que constam no CFMV são:

- Acumpuntura Veterinária: aplicação de agulhas bem finas, próprias para acupuntura, estéreis e descartáveis. Podem ser superficiais, penetrando apenas na pele, ou mais profundas, chegando à musculatura do animal. Essas agulhas causam estúmulos no corpo do animal, os quais levarão a uma resposta do organismo, ocasionando em tratamento, controle e cura de algumas doenças, determinando um quadro de bem estar físico e emocional/psíquico do animal. As doenças mais comuns a serem tratadas com acumpuntura são as discopatias, doenças que afetam a coluna, causando paralisia. Animais paraplégicos e tetraplégicos. É, também, amplamente utilizada em cavalos para tratar problemas locomotores, osteomoleculares e de performance atlética. Mas também é benéfica em várias outras ocasiões, como cólicas, diarréias, dermatopatias, dores em geral, problemas respiratórios, distúrbios metabólicos e distúrbios alérgios e do sistema imuno-enócrino.

- Anestesiologia Veterinária: é o campo médico que tem por objetivo aliviar a dor e promover o conforto do paciente, com foco central na vida. Em procedimenos cirúrgicos é o profissional responsável por administrar as drogas necessárias para que o animal durma e não sinta dor e também monitora o estado de saúde durante a cirurgia.

- Bem Estar e Comportamento Animal: é o profissional que irá acessorar, principalmente, criações de animais, seja para venda, consumo, experimentação, etc. Ele irá assegurar que os animais estão sendo criados e tratados corretamente, com saúde física e mental. Um dos conceitos mais populares de Bem Estar Animal foi dado por Barry Hughes: "um estado de completa saúde física e mental, em que o animal está em harmonia com o ambiente que o rodeia." Esse especialista também auxilia proprietários que estejam tendo problemas com algum comportamento de seu animal, ensinando a corrigir e prevenir certos comportamentos indesejáveis.

- Clínica e Técnica Cirúrgica: permite a utilização de técnicas para corrigir e/ou amenizar problemas de saúde nos animais e até mesmo prevenir algumas patologias. Trabalha com o preparo de animais para operções e realização de cirurgias.

- Clínica Médica de Grandes Animais: basicamente é o profissional que trabalhará com ruminantes, eqüideos e suínos.

- Clínica Médica de Pequenos Animais: é o profissional que trabalhará com cães, gatos, aves, peixes, etc. Ele pode se especializar em cardiologia, dermatologia, odontologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia.

- Ecologia e Gestão Ambiental: possui como objetivo reconhecer a interação e o relacionamento do homem com as diversas espécies animais e com os demais componentes do ecossistema. Esse profissional atua em empresas e órgãos públicos elaborando projetos de desenvolvimento sustentável e estratégias de atuação a fim de preservar o ambiente.

- Economia Rural e Gestão do Agronegócio: trabalha com organização de cadeias produtivas, comercialização e "marketing" da indústria animal. Também trabalha com administração de empresas que produzem, manufaturam e comercializam produtos de origem animal.
- Farmacologia Terapêutica Veterinária: é o especialista na elaboração de medicamentos e tratamentos de uso veterinário.

- Fisiologia e Endrocrinologia Veterinária: estuda as atividades vitais e glândulas dos animais.

- Genética e Melhoramento Animal: é o profissional que pesquisa a melhoria genética, principalmente de rebanhos, como bovinos, para alcançar bons resultados na reprodução de animais produtores de alimentos e insumos.

- Homeopatia Veterinária: método terapêutico não invasivo, suave, porém potente. É conhecido por curar da mesma forma que tratamentos convencionais mas sem os possíveis efeitos colaterais que alguns medicamentos possuem. É indicado para tratamento de agressividade, ansiedade de separação, auto mutilação, coprofagia (ingestão de fezes), defecar ou urinar em locar impróprio, destrutividade de objetos, medos e fobias, urinar por submissão, epilepsia, dermatite atópica, sinsibilidade alimentar, transtornos renais, hepáticos cardiorespiratórios, hipo/hipertireodismo, hipo/hiperadrenocortismo, diabetes mellitus, doenças infecciosas (FIV/FELV, cinoose, etc), entre outras.

- Inspeção Higiênica, Sanitária e Tecnológica de Produtos de Origem Animal: é o responsável por vistorias em indústrias e locais de produção de insumos de origem animal (carnes e derivados, leite e devirados, pescado e derivados,ovos e derivados, mel e derivados,  controle físico-químico e microbiológico de produtos de origem animal).

- Medicina e Produção de Animais Aquáticos: responsável pela criação de animais como peixes, camarões, lagostas, etc.

- Medicina e Produção de Animais de Laboratórios: responsável pela criação de animais utilizados em experimentos em laboratórios.

- Medicina e Produção de Animais Silvestres: criação em cativeiro, principalmente para preservação das espécies, de animais silvestres como jacarés, araras, tartarugas, etc.

- Medicina Veterinária Intensiva: especialidade que presta suporte avançado de vida a pacientes com dessaranjo agudo de alguma função vital. É dedicada ao suporte à vida ou suporte de sistemas e órgãos em pacientes que estão em estado crítico, que geralmente necessitam de um acompanhamento intensivo e monitorado.

- Medicina Veterinária Legal: é o especialista em necropsia de animais, para estudo e descoberta da causa da morte.

- Medicina Veterinária Preventiva: é o profissional que atua na prevenção de doenças em animais, podendo trabalhar com saúde pública, epidemiologia, zoonoses e planejamento em saúde animal, doenças infecciosas ou parasitárias e vigilância sanitária.

- Microbiologia Veterinária: pesquisa em laboratório de vírus, bactérias, micróbios e outros seres microscópicos.

- Morfologia Veterinária: pesquisa das estruturas dos animais, como anatomia, histologia (tecidos), citologia (células) e embriologia.

- Nutrição Animal: responsável por elaboração de dietas alimentares para animais. Pode se especializar, também, em agrostologia, que é a ciência que consiste no correto uso do solo para o plantio de espécies forrageiras destinadas ao consumo animal, a fertilidade e adaptação dessas plantas e seus teores nutritivos.

- Parasitologia Veterinária: é o responsável por estudar e prevenir doenças causadas por parasitas.

- Patologia Clínica Veterinária: responsável por pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças em animais.

- Patologia Veterinária: estudo de doenças em animais, podendo se especializar em anatomia patológica, histopatologia e ornitopatologia.

- Produção Animal: acompanhamento de produções animais, como bovinocultura, bubalinocultura, caprinocultura, ovinocultura, equideocultura, suinocultura, avicultura, cunicultura, apicultura, sericicultura e estrutiocultura.

- Radiologia e Diagnóstico por Imagem Veterinária: diagnóstico de doenças através de ultra-sonografia, ressonância magnética, tomografia e videolaparoscopia.

- Reprodução Animal: desenvolvimento de pesquisas de reprodução nas ´reas de andrologia, inseminação artificial, ginecologia e obstetrícia veterinária, produção "in vitro" de embriões, clonagem animal, transgênese animal, fisiologia e manejo reprodutivo.

- Tecnologia de Produtos de Origem Animal: estudo de tecnologias para melhorar a produção de insumos, como carnes, leite, ovos, mel e seus derivados.

- Toxicologia Veterinária: pesquisa de substâncias tóxicas e venenos.

Agora você sabe que para cada peculiaridade, problema ou doença que seu pet apresente, existe um médico veterinário especializado para consultar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário